sábado, 25 de junho de 2011

O Blog - 1º Ano: alfabetização como processo

           Há algum tempo entendo que educar é um processo. Na escola muitas vezes a segmentação - que poderia ser somente para atender a estrutura organizacional - acaba por imperar nas salas de aula. Um grande problemática que tenho visto (nas diversas escolas que supervisionei) é o fato da alfabetização ser entendida como algo que inicia-se na 1ª Série e finda-se no final deste mesmo ano letivo.
           Não tenho visto ai grandes avanços, já que o tempo de cada criança não é respeitado, nem tão poucos os estudos sobre esta e como ela se desenvolve trazidos para a prática efetiva de alfabetização.
           Então, resolvi construir este blog, para ajudar as minhas colegas que tanto lutam para os seus alunos aprenderem. Não tenho nenhuma pretensão que este se torne num estudo científico, mas sim um local onde se possa apresentar e discutir o que vem a ser o primeiro ano do ensino fundamental de 09 anos, seus objetivos e suas metas; e a alfabetização enquanto processo. Assim, como compartilhar experiências e atividades significativas para a aprendizagem e alfabetização dos alunos de 06 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário