sábado, 25 de junho de 2011

Rotina na sala de 1º ano: como planejar?

O ambiente em que os pequenos vão estudar e brincar e as atividades propostas devem lembrar os momentos proporcionados pela Educação Infantil
(Arthur Guimarães e Bianca Bibiano)


Fonte: Nova Escola

            Promover a transição do Ensino Fundamental de 08 para 09 anos requer um olhar apurado de todos os profissionais da educação. Essa é uma atividade que nos chama à reflexão, em especial, acerca do que se fará no 1º Ano. Quais os conteúdos serão destinados a ele? Quais as técnicas e procedimentos adequadas para a criança de 06 anos? Assim, fica claro que a Rotina para este momento não poderá ser a mesma da última etapa da educação infantil, nem tão pouco a reproduzação do que acontecia na 1ª série.
            É preciso um olhar diferenciado, que realmente contemple a criança que será inserida neste novo contexto. Uma roupagem certa para este momento é o que fará com que haja uma Educação Infantil de qualidade.
          Por isso, transcrevo abaixo a reportagem de Arthur Guimarães e Bianca Bibiano, publicada na revista Nova Escola, que discute o planejamento da rotina na sala de 1º Ano do Ensino Fundamental e propõe um novo olhar para a organização deste. Registro que os grifos são nosso, com o propósito do leitor se atentar aos detalhes de cada fala.
____________________________________
Como planejar a rotina na sala de 1º ano

A receita para receber bem a turma de 6 anos e levá-la a avançar na aprendizagem envolve um caminho híbrido entre o mundo do Ensino Fundamental e a prática da pré-escola. "A migração dessas crianças não pode significar que elas deixem de brincar para estudar como os mais velhos. A escola não precisa ter um cotidiano sério para ter qualidade. Brincar é um direito delas", argumenta Ângela Borba, da Universidade Federal Fluminense (UFF).

Isso não significa que a alfabetização deva ser deixada de lado. Ela precisa ter a roupagem certa. "Lemos e escrevemos para conhecer mais sobre o mundo e também para participar das práticas sociais e culturais, e não para preencher lacunas de exercícios didáticos", diz a especialista. Esse mesmo princípio tem de guiar as
atividades propostas em todas as disciplinas: fazer sentido para as crianças, assim como fazem na vida.

Para aprender sobre o mundo, os estudantes precisam se movimentar e interagir uns com os outros e com os objetos do conhecimento - proporcionado pela rotina. "As salas ideais valorizam as ações dos pequenos, suas expressões, a imaginação, as falas e as produções (veja o infográfico [acima]). Para isso, o mobiliário tem de proporcionar flexibilidade. Por fim, é preciso deixar à disposição da turma todos os materiais que permitam variadas possibilidades de expressão - verbal, gráfica e plástica.

Fonte: Como planejar a rotina na sala de 1º ano. Nova Escola. Disponível em: http://revistaescola.abril.com.br/planejamento-e-avaliacao/planejamento/sala-1o-ano-496541.shtml.
_________________________________________

Para saber mais, leia:
RAPOPORT, Andrea. A Criança de 6 Anos no Ensino Fundamental. Ed. Mediação.

OLIVEIRA, Zilma. Educação Infantil: Fundamentos e Métodos. Cortez.GALVÃO, Izabel. Henri Wallon: Uma Concepção Dialética do Desenvolvimento Infantil. Vozes, 136 págs.

Ensino Fundamental de Nove Anos: orientações gerais. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/Ensfund/noveanorienger.pdf.

Nenhum comentário:

Postar um comentário