terça-feira, 12 de julho de 2011

Reescrita Coletiva

Reescrever um texto permite que os aspectos ortográficos sejam aprendidos.
Mas como mudar uma prática já consolidade em relação ao uso de textos prontos na alfabetização?

[...] a questão prática mais “confusa” é a da correção. Muitos professores aos quais são apresentados “novos” projetos de ensino se perguntam se, afinal, devem continuar corrigindo ou não. A pergunta, talvez, seja mal posta. Obviamente, um professor não pode esperar que os alunos aprendam sem sua intervenção; afinal, é para “ajudar” que o professor está na aula. O que talvez deva ser novo é o modo de “corrigir”. Por isso, aqui se propõe empregar as palavras
revisar (revisão) e reescrever (reescrita).
No processo de escrita “no mundo”, depois da primeira versão (dizemos “primeira” para simplificar e ir ao ponto que interessa), o texto passa por sucessivas revisões. Na escola, a versão entregue pelo aluno ao professor é corrigida.

Certamente, uma das questões importantes a serem comentadas é esta: O que é corrigir um texto? Como intervir nos textos dos alunos (quais aspectos, quais pontos focalizar na correção)? Fundamentalmente, o fascículo teórico propõe uma atitude diferente da tradicional: ao invés de simplesmente corrigir o texto do aluno, tomá-lo como objeto de revisão, como se a sala de aula fosse um jornal ou uma editora. ( p. 8)


A etapa de reescrita, quando o texto, em outras palavras, será objeto de correção, deve ser desenvolvida pelo professor de modo a tornar o texto do aluno adequado, o que exige atender a dois traços básicos ser correto e bem-escrito.

Reescrita coletiva

A formadora Bia Gouveia realiza uma atividade de reescrita coletiva com a 3ª série da Escola Estadual Victor Civita, de Guarulhos. O trabalho faz parte do programa de formação de professores em Língua Portuguesa que vem sendo realizado pela Fundação Victor Civita na escola em 2009.



Referências:
 
NÓBREGA, Maria José Martins da. A reescrita e os caminhos da construção do sujeito.
Disponível em: http://www.crmariocovas.sp.gov.br/alf_a.php?t=003.
Sírio Possenti. Reescrita de textos: Sugestões de trabalho.

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