Reescrever um texto permite que os aspectos ortográficos sejam aprendidos.
Mas como mudar uma prática já consolidade em relação ao uso de textos prontos na alfabetização?
[...] a questão prática mais “confusa” é a da correção. Muitos professores aos quais são apresentados “novos” projetos de ensino se perguntam se, afinal, devem continuar corrigindo ou não. A pergunta, talvez, seja mal posta. Obviamente, um professor não pode esperar que os alunos aprendam sem sua intervenção; afinal, é para “ajudar” que o professor está na aula. O que talvez deva ser novo é o modo de “corrigir”. Por isso, aqui se propõe empregar as palavrasrevisar (revisão) e reescrever (reescrita).
No processo de escrita “no mundo”, depois da primeira versão (dizemos “primeira” para simplificar e ir ao ponto que interessa), o texto passa por sucessivas revisões. Na escola, a versão entregue pelo aluno ao professor é corrigida.
Certamente, uma das questões importantes a serem comentadas é esta: O que é corrigir um texto? Como intervir nos textos dos alunos (quais aspectos, quais pontos focalizar na correção)? Fundamentalmente, o fascículo teórico propõe uma atitude diferente da tradicional: ao invés de simplesmente corrigir o texto do aluno, tomá-lo como objeto de revisão, como se a sala de aula fosse um jornal ou uma editora. ( p. 8)
A etapa de reescrita, quando o texto, em outras palavras, será objeto de correção, deve ser desenvolvida pelo professor de modo a tornar o texto do aluno adequado, o que exige atender a dois traços básicos ser correto e bem-escrito.
Reescrita coletiva
A formadora Bia Gouveia realiza uma atividade de reescrita coletiva com a 3ª série da Escola Estadual Victor Civita, de Guarulhos. O trabalho faz parte do programa de formação de professores em Língua Portuguesa que vem sendo realizado pela Fundação Victor Civita na escola em 2009.
Referências:
NÓBREGA, Maria José Martins da. A reescrita e os caminhos da construção do sujeito. Disponível em: http://www.crmariocovas.sp.gov.br/alf_a.php?t=003. Sírio Possenti. Reescrita de textos: Sugestões de trabalho. |
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