sexta-feira, 1 de julho de 2011

Atividades Para Casa

De Ouro Preto para Ariquemes, em Rondônia.
Hoje enquanto voltava de ônibus de uma formação continuada em serviço que ministrei em Cacoal, perdi o sono e senti uma necessidade enorme de escrever sobre as Atividades Para Casa.


As Atividades Para Casa, comumente denominadas de Tarefas, são muito importantes para a aprendizagem. Elas permitem que os conteúdos trabalhados sejam fixados pelo aluno. Nos últimos anos, porém grande tem sido a dificuldade encontrada pelos professores para que os alunos as realizem. A falta de tempo dos pais e responsáveis ou o desinteresse pela educação formal tem feito que em muitos contextos estas sejam desvalorizadas. E, ao serem relegadas a segundo plano perdem sua função.
Rediscutir sua função e objetivo passou a ser necessário. Abandonar de vez o envio das Atividades Para Casa é algo fora de cogitação, mas é preciso resignificá-la. Enquanto componente do processo ensino-aprendizagem, os ‘deveres’ tem que se apresentar de forma significativa. Eles não podem cumprir um papel de preenchimento de tempo ou mantença de um costume. Tem que vista com momento de aprendizagem e para isso é preciso que elas tenham objetivos, procedimentos e avaliações adequadas.
Não é e nunca foi objetivo desse tipo de atividade o preenchimento do tempo ou o envio por hábito. Tão pouco reforçar os aspectos técnicos da leitura, escrita ou qualquer outra ciência. O que for proposto para ser realizado em casa precisa ter significado. Possibilitar a aprendizagem significativa e suscitar sempre a curiosidade do aluno.
Uma boa Atividade para Casa sintetiza o conteúdo da aula do dia em que é enviada e oportuniza o início da próxima, de conteúdo ou nova atividade. Ela permite que a criança reveja os conceitos estudados e aprenda algo novo sobre ele. Mas, isso só acontece quando deixamos de vê-la como hábito, uma mera ocupação do tempo extracurricular.
Por isso, no plano de aula a Lição de Casa precisa constar como uma das atividades do dia e o professor apresentá-la aos alunos com uma explanação articulada aos demais conteúdos. Boas atividades deste tipo permitem o início de novos assuntos ou subitens. Não é concebível em pleno século XXI que este tipo de atividade seja enviada por hábito sem que o tema esteja sendo trabalhado ou como forma de adiantar conteúdos que o professor não trabalhou em sala. Falta de tempo, atraso de conteúdos ou hábito não são motivos para que elas sejam propostas.
No 1º Ano do Ensino Fundamental as atividades que forem para casa devem permitir que a criança de 06 anos as realize com tranquilidade. Os exercícios não devem ser repetitivos ou simples treinos. É preciso que haja pesquisa e que estes suscitem o lado curioso e criativo dos alunos.
Sugiro que durante a semana as atividades sejam divididas quanto ao grau de dificuldade: fácil, média e difícil; e que as mais complexas não sejam envidas mais que uma vez por semana. Classificam-se como fáceis aquelas em que a criança faz sozinha (depois de ouvir a explanação dada pelo professor). De dificuldade média as que necessitam de uma orientação em casa, mesmo depois da explanação feita em sala e difícil as que pais ou responsáveis tenham que acompanhar durante toda a realização.
Não digo aqui que nas Atividades Para Casa as crianças não devam ter acompanhando, mas que é preciso pensar neste aluno real, com um pai trabalhador que muitas vezes só volta para casa quando seu filho pequeno já está dormindo e não pode ajudá-lo.
Quanto ao tipo, desejo, que estas rompam de voz com o simples treino de letras, sílabas, palavras, cópias de textos, exercícios mecânicos, preenchimento de questionários por meio de 'recorte e colagem' de ideias de outrem. E no lugar sejam solicitadas pesquisas sobre os temas abordados. Que mesmo quando se deseja que o aluno aprenda a copiar primeiramente ele tenha que buscar, por meio das técnicas de pesquisa, o assunto abordado em especial a entrevista que o levará ao levantamento de dados. A diversidade na forma de se apresentar o resultado (a correção) também é importante, já que ela permite que o aluno faça uso de outras estruturas de pensamento e ajudam a desenvolver habilidades tanto na área da escrita, quanto da oralidade.
No ato da correção o que deve ser priorizado é a qualidade empregada na execução da tarefa. O professor alfabetizador precisa toma para si o entendimento referente dos autores que falam sobre desenvolvimento infantil; dos que discursam sobre como a criança aprende a linguagem e ter clareza dos objetivos a qual tal atividade se propunha.
A correção desta - o resultado do que foi solicitado - deve ter o mesmo peso que outras atividades específicas da alfabetização, o que pressupõe que haja no plano diário um momento reservado. De acordo com o tipo esse momento pode ser no início, meio ou final da próxima aula, de poucos ou muitos minutos. O que não se pode fazer é simplesmente ‘vistar’ tais atividades, escrever ou colar elogios prontos (também conhecidos como incentivos), sem discutí-las com os pequenos. É preciso conversar com cada aluno para que ele entenda o que errou e o que acertou.
Uma rica oportunidade que nos traz as Atividades para Casa é o levantamento de dados (conteúdo da Matemática ainda pouco trabalhado pela escola), ele permite que o professor conheça as práticas e usos que seus alunos fazem do tema e quando a tarefa for corrigida de maneira correta possibilitam que os dados sejam tratados de forma coletiva.
Na prática cotidiana uma boa Atividade Para Casa é aquela que propicia o entendimento do que realmente é o tema a ser estudado. No caso do Folclore, por exemplo, deve-se oportunizar momentos de auto-conhecimento ao aluno, partindo da realidade dele, por meio de pesquisa a ser realizada com a própria família. Por conseguinte, para que o professor possa propor uma boa Lição de Casa com o tema Folclore ele tem que observar alguns pontos na hora de construir os objetivos para ela, dentre eles que
1º) no Brasil, há uma imensa riqueza e diversidade cultural, e por conseguinte é pouco delegar somente o mês de agosto (ou parte dele) para atividades com tal tema;
2º) toda criança tem seu próprio repertório cultural, adquirido em seu convívio social ou comunitário;
3º) cada família tem sua própria cultura e representações folclóricas. O que as tornam únicas, e a escola deve respeitá-las e também promover momentos de apreciação de sua importância e riqueza.
Assim, é importante que a escola observe tais pontos para discutir o tema, faça um trabalho que parta da realidade dos seus alunos, onde cada um possa demonstrar o que saiba por meio da oralidade ou outra forma de expressão e que ao final do trabalho a diversidade seja entendida como elemento de enriquecimento da nossa cultura, enquanto povo brasileiro, e apreciação das diferenças formas de expressão. Para Sala ou Para Casa as atividades tem o mesmo peso no processo ensino-aprendizagem e portanto, precisam ser pensadas com a mesma cautela e a partir do estabelecimento de objetivos que a tornem significativas.
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Para os supervisores, orientadores, coordenadores pedagógicos e professores é indispensável a leitura da postagem da Nova Escola que publico abaixo.
Heloisa responde - Lição de casa
Como gerenciar a correção das tarefas de casa?

Pergunta enviada por Luziana Felix, Campo Limpo Paulista, SP
Heloisa Ramos é formadora de professores e responde a dúvidas sobre sala de aula

Sua preocupação se justifica, Luziana. A tarefa de casa pode ser uma aliada no acompanhamento dos alunos. Mas eu aprendi que esse recurso exige atenção e planejamento.
Não convém que o tipo de correção seja sempre o mesmo. É preciso variar, conforme seu objetivo:
- individual para conhecer o que o estudante consegue fazer sozinho e poder orientá-lo em suas dificuldades;
- coletiva, indicada às turmas mais adiantadas (nessa correção, cada um compara sua resposta com a dos colegas e avalia se a sua está certa);
- em duplas, com base em um roteiro, os alunos avaliam seus próprios trabalhos e indicam o que precisa ser melhorado.
- correção por amostragem é um bom recurso para classes numerosas - você pode selecionar uma atividade específica e corrigir a lição de alguns estudantes a cada dia, até chegar à totalidade da classe.
- correção feita por monitores também é indicada para os anos mais avançados. Nesse caso, os alunos incumbidos da tarefa devem receber orientação de como fazer a correção.
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Só para rir, mas...
é preciso um olhar apurado para não estigmatizarmos quem ajuda a criança fazer a Atividade Para Casa, uma vez qué é função da escola, do professor, ensinar os conteúdos selecionados pela escola e não da família!
Tarefa escolar com a Turma do Zé Alegria
Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=DLJWgkvW6n0

No ato de elaborar a Atividade Para Casa é importante que o professor não se esqueça que o "O pai pode não saber como ajudar, mas pode perguntar à criança se ela fez ou não a lição" (Ana Inoue).
Caso isso ocorra deve-se considerar o esforço do aluno e da família e imediatamente corrigir a atividade, dê preferência refazendo-a com toda turma. Pontuar o real objetivo dela também ajuda a criança perceber onde errou.
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Referência:
Tarefa escolar com a Turma do Zé Alegria. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=DLJWgkvW6n0.
Nova Escola.

Para saber mais, leia:
ROSAS, Rafaela. Construindo e reforçando a responsabilidade. Guia do Bebê. Disponível em: http://guiadobebe.uol.com.br/construindo-e-reforcando-a-responsabilidade/.

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